Relatórios das Cidades, Estudo de Monitoramento da Economia Informal – Catadoras e Catadores em Belo Horizonte, Brasil
Estatísticas recentes mostram que a maioria dos homens e mulheres trabalhadores de países em desenvolvimento ganha suas vidas na economia informal. O Estudo de Monitoramento da Economia Informal (EMEI) é um estudo qualitativo e quantitativo criado para avaliar a realidade das vidas desses trabalhadores. Com pesquisas realizadas em dez cidades ao longo de três anos, o EMEI tem o objetivo de fornecer evidências críveis e fundamentadas da gama de forças motrizes – positivas e negativas – que afetam as condições de trabalho na economia informal ao longo do tempo. Os trabalhadores informais e suas organizações de base (OB´s) ocupam o centro da análise.
Em Belo Horizonte, a pesquisa do EMEI foi realizada com catadoras e catadores1 de cinco cooperativas: Asmare, Associrecicle, Coopersoli Barreiro, Coopersol Leste e Comarp.
Durante a pesquisa, os catadores classificaram e discutiram fatores que ajudaram e atrapalharam sua luta pela sobrevivência. As descobertas do questionário revelaram que, especialmente para os catadores de rua, a OB é a instituição mais importante. Participantes de grupos focais consistentemente sentiram-se bem em relação ao fato de estarem nas cooperativas, que criavam um ambiente de apoio e uma sensação de unidade e solidariedade, além de também oferecer oportunidades de trabalho.
Sumário Executivo (português) | Executive Summary (English) | Resumen Ejecutivo (español)
The Informal Economy Monitoring Study (IEMS) is designed to provide credible, grounded evidence of the range of driving forces, both positive and negative, that affect conditions of work in the urban informal economy in 10 cities over time. Specifically, it examines how informal workers are affected by, and respond to, macroeconomic trends, urban policies and practices, value chain dynamics, and other economic and social forces. Learn more about the Informal Economy Monitoring Study.
View all IEMS publications.
View list of all: Research Reports
Download the PDF(this link opens in new window)