O Ecossistema de Resíduos: O papel dos catadores e vendedores ambulantes na redução da poluição do litoral durante o carnaval de Salvador da Bahia, Brasil
Este artigo fornece dados que retratam a estrutura de gestão de resíduos durante o carnaval no bairro da Barra em Salvador da Bahia, Brasil, com base em trabalho de campo realizado em 2017. As pesquisadoras Brittany A. Thomas e Sonia M. Dias, colaboraram com as urbanistas Cynthia Deng e Mariana Pereira Guimarães, para ilustrar as relações entre os atores da estrutura de gestão de resíduos durante o circuito do carnaval da Barra.
Por meio deste artigo, será possível compreender as conexões entre consumidores, catadores, vendedores ambulantes e outros atores municipais que permitem ao município de Salvador gerenciar adequadamente os resíduos e evitar a poluição desenfreada do ambiente marinho por plástico durante o carnaval dessa cidade costeira. Além de descrever os aspectos logísticos do sistema de gestão de resíduos, os autores explorarão as realidades socioeconômicas que impactam os principais atores relacionados aos resíduos durante esse monumental evento e para além dele, bem como as oportunidades para promoção do empoderamento dos trabalhadores informais.
Veja também Reduzindo a poluição do litoral: o papel crucial dos trabalhadores informais
View list of all: Resource Documents
Download the PDF(this link opens in new window)